Nas casas gregas ricas os quartos dos homens (andron) o piso era feito de mosaicos. As formas dos mosaicos eram circulares, quadrados e triângulares. Porém a maior parte do piso das casas gregas eram simplesmente de terra batida.
As paredes eram provavelmente nuas. As paredes mais elaboradas da casa eram os andron que eram pintadas, e a cozinha das casas que nelas eram pinduradas panelas, pratos, potes e outros utensílios.
As casas gregas (pobres) eram feitas de tijolos de argila, geralmente com apenas um pavimento. Os quartos ficavam agrupados em volta do pátio, onde um poço ou uma cisterna fornecia água.
Fonte: Desvendando a História Grécia antiga, autor:Loverance & Wood.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Grécia antiga : Arquitetura
Postado por Eu às 14:01 0 comentários
Marcadores: carolina nº6 5ªA
terça-feira, 14 de abril de 2009
Termas de Caracalha
As termas de Caracalla foram construídas no período de reinado do governador imperador romano Caracala,entre osanos de 212 e 217. Sem a interferencia dos edificios modernos, grande parte do monumentoainda esta conservada.
As Termas de Caracala podiam acolher mais de 1.500 pessoas num edifício que media 337 metros por 328, sendo somente a parte central de 220 metros por 114.
As Termas de Caracala podiam acolher mais de 1.500 pessoas num edifício que media 337 metros por 328, sendo somente a parte central de 220 metros por 114.
Frente de Caracalla
Aos fundos da terma, existia um espaço semicircular coberto em formato de escalina que escondia as enormes cisternas, que tinham capacidade de 80.000 litros de água.
(1) Esta foto foi retirada do site http://www.roma.viajar-italia.com/monumentos-de-roma/termas-de-caracalla/
Postado por mariana às 14:02 0 comentários
Marcadores: mariana n º 23
Artes Plásticas & Arquitetura
Os romanos copiaram ou adaptaram muitos estilos arquitetônicos dos gregos, acrescentando suas própias decorações e aperfeiçoando os projetos. Fizeram mais uso dos arcos que os gregos, desenvolvendo o arcosemicircular. Essas técnicas permitiram aos romanos fazer estruturas mais altas e numa escala maior do que tinha sido possível antes. Ao adicionar um material vulcânico chamado pozzolana (e outros minerais)ao cimento, também criaram uma forma de concreto incrivelmente resistente, mais forte até que os materiais que ele unia. Isso possibilitou aos pedreiros construir muros e paredes fortes mais rapidamente do que antes, levantando um muro externo e outro interno de pedras cobertas de uma argamassa de cascalho.Os romanos construíam numa escala monumental e decoravam dentro de seus edifícios com mármore polido, belos mosaicose pinturas.
Postado por Eu às 13:48 0 comentários
Marcadores: carolina nº6 5ªA
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Arquitetura da Grécia Antiga
A cultura grega desenvolve-se principalmente na península do Peloponeso, nas ilhas próximas e na costa mediterrânea próxima à atual Turquia, durante os primeiros e segundos milênios a.C. O período considerado mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre os séculos VII e IV a.C. Concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra
Parthenon
(mármore). O Parthenon – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntia.
Postado por Eu às 13:48 0 comentários
Marcadores: carolina nº6 5ªA
Assinar:
Postagens (Atom)