BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

Letreiro Digital

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost

domingo, 31 de maio de 2009

Vídeo

Como aprender o alfabeto grego em 2 minutos.

Coliseu



O coliseu foi construído no centro de Roma,capaz de abrigar 50 000 pessoas,e possuia 48 metros de altura.Ele sempre foi visto como um símbolo do império romano e demorou entre 8 e 10 anos para ser construído.Em 7 de Julho de 2007 ele foi eleito umas das 7 maravilhas do mundo.E em 476 deixou de ser usado para entretenimento.





(1)Esta foto foi retirada do site http://giramundo.wordpress.com/2007/10/13/tio-filosofo-socrates-ensina-a-viajar-com-bebes/

Partenon




O Partenon foi o templo da Deusa grega Atena,construído no século V a.C.É a obra mais conhecida da Grécia e foi repleto cim o melhor da arquitetura grega.Também e uma das 7 maravilhas do mundo e foi esculpida a ouro e marfin.O Partenon possuia 46 colunas,mas devido a uma explosão de um depósito de pólvora em 1867 ficou com apenas 26 pilares.



(1)Esta foto foi retirada do site http://haaguaemmat.blogs.sapo.pt/arquivo/809763.html

Fortificaçao das fronteiras (Roma)

Os romanos construíram fortes enormes ao longo de suas fronteiras. Os soldados que viviam nessas cidadelas tinham o dever de afugentar os invasores e manter a lei e a ordem entre a população local. Os fortes eram feitos de pedra, tijolo, madeira e terra. Eram como pequenas cidades. Alguns tinham até 22 hectares (54 acres), ou seja, eram maiores que vinte campos de futebol! Lá dentro, os soldados, dispunham de tudo que precisavam - alojamento, comida, oficinas, estrebarias, gabinetes, casas de banho e um centro médico.
Portões de defesa - depois de fazer a ronda nos arredores, a patrulha marchava até o portão principal, as cidadelas tinham quatro portões, protegidos por torres gaurdadas por soldados.
A casinha - o banheiro. Bancos de madeira eram colocados sobre uma vala que permitia o escoamento dos dejetos.
A suíte do centurião - cada centúria de soldado era comandada por u centurião. Ele morava em um apartamento privativo no final de uma das casernas.



Texto tirado do livro "Roma Antiga" de Stewart Ross"

terça-feira, 26 de maio de 2009

Éfeso

As ruínas romanas em Éfeso, na região oeste da Turquia, estão entre as mais belas do mundo inteiro.Embora os romanos admirassem as linhas elegantes da arquitetura grega, começaram a substituir os edifícios dos vencidos como em Éfeso.Muitos dos prédios que reuniam os principais órgãos da administração publica sobrevivem em Éfeso,inclusive a biblioteca de Celso.




segunda-feira, 4 de maio de 2009

Uma Morada Para Os Deuses

Os gregos acreditavam em muitos deuses e, sendo assim, construíam moradas para "abriga-los", os Templos.

Os primeiros templos eram simples, os telhados eram de madeira plana apoiados sobre pilares ou tronco de árvores ou toscas colunas de pedra.
Com o passar do tempo, os templos foram se modernizando até se tornarem mais fortes e mais imponentes, como características dos deuses.
Nota, cada templo era para apenas um deus, com uma estátua gloriosa dos deuses onde os gregos esperavam encontra-los e rezar.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ordens Arquitetônicas Gregas

Ordem Dórica

A ordem dórica é a mais rústica das três ordens arquitetônicas gregas. Dentre suas características é possível citar as colunas desprovidas de base, pilastra despojada e parte do entablamento liso.
Ordem Jônica
A Ordem Jônica é uma das ordens arquitetônicas clássicas. Suas colunas possuem capitéis ornamentados com duas volutas, altura nove vezes maior que seu diâmetro e arquitrave ornamentada com frisos e base simples.

Ordem Coríntia
A ordem coríntia é a mais ornamentada das três ordens arquitetônicas gregas . As colunas de ordem coríntia tem de 9 a 11 vezes a medida do diâmetro da base.


ordem dórica ordem jônica ordem coríntia


As fotos foram retiradas do site http://nanamada.blogspot.com/2007/12/manual-bsico-do-curioso-em-artes.html

Os materiais de construção preferidos dos gregos eram o tijolo cru, a madeira, pedras e principalmente o mármore.

As paredes dos templos e construções geralmente não tinham cimento ou algo parecido para segurar os tijolos, ou pedras, etc, eles eram apenas encaixados perfeitamente uns nos outros e nem uma agulha conseguia ultrapassar suas paredes.


tijolo cru mármore



(1)A primeira foto foi retirada do site http://www.cabreuva.sp.gov.br/galeria_de_fotos/pages/Olaria%20Tijolos%20Cru_jpg.htm

(2)A segunda foi retirada do site http://campus.fortunecity.com/bryant/377/rochasmetamorficas/imagens_e_curiosidades.html